Home |  Quem somos |  Calendário |  Esta semana |  Anuncie |  Fale conosco Terça-Feira, 26 de Novembro de 2024
 
 
SANTANA DO RIACHO - SERRA DO CIPÓ - MG

Santana do Riacho é uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, que fica na região central do estado, 130 km a nordeste de Belo Horizonte. É uma região montanhosa que pertence a Serra do Cipó, um conjunto de montanhas, com altitudes variando de 1000 a 1800 m, que se estende por dezenas de quilômetros, funcionando como um divisor de águas entre as bacias do Rio São Francisco e do Rio Doce. São muitos os rios e riachos que nascem no alto da serra, e descem as montanhas em meio a canyons com paredões quase verticais, formando inúmeras cachoeiras e piscinas naturais de água sempre cristalina, em meio a uma vegetação que alterna campos de altitude, cerrado e matas ciliares, numa grande variedade de espécies da flora e fauna.
Não bastasse toda a sua beleza e diversidade de vida, a Serra tem uma grande importância como nascente das águas que, de suas altas nascentes, descem para contribuir com a formação das bacias dos Rios São Francisco e Doce. Por isso uma parte da serra foi transformada em área de preservação, com a criação do Parque Nacional da Serra do Cipó, que abrange parte do território de Santana do Riacho, e tem acesso por um de seus distritos, o Distrito Serra do Cipó,
um vilarejo a 36 km da sede do município que, apesar de pequeno, apresenta uma boa estrutura de atendimento aos visitantes, que o torna o destino principal quando o objetivo é explorar as belezas do parque e de seu entorno, ainda mais que o acesso ao distrito Serra do Cipó é bem melhor que para a sede de Santana do Riacho.
É do distrito de Serra do Cipó que saem a maioria das estradinhas de terra e das trilhas por onde se pode seguir em um veículo 4x4 , uma moto trail, uma mountainbike, à cavalo, estradas que várias vezes terminam em trilhas por onde só se pode seguir em um trekking. A região oferece também paredões de rochas verticais com boas condições para escalada e rapel, além de canoagem explorando trechos mais calmos do rio Cipó, o principal do parque.

Veja em atrações mais detalhes sobre as aventuras pela região.


Aproveitando a Viagem

Outras cidades da região da Serra do Cipó também contribuem com a área do parque, e oferecem muitas belezas que valem a pena serem exploradas. Cidades como Jaboticatubas, Conceição do Mato Dentro e Itambé do Mato Dentro, das quais em breve estaremos trazendo informações.

Notícias Relacionadas à Cidade
Não existem notícias para essa cidade

   
Modalidades
4x4
Canyoning
Cavalgada
Mountainbike
Trekking

Parque Nacional da Serra do Cipó, Cachoeiras e Canyons

O Parque Nacional da Serra do Cipó fica na região central de Minas Gerais, próximo a capital do estado, e ocupa uma área total de 33.000 ha da Serra do Cipó, numa faixa que se estende no sentido sul-norte, mais afilada nas extremidades sul e norte e que vai se tornando mais larga na região central. O parque ocupa parte do território de Santana do Riacho e dos municípios vizinhos, e foi criado visando a preservação desta importante porção da Serra do Cipó, que além de toda a sua beleza, representada por uma paisagem variada, composta de montanhas, canyons e vales, com altitudes que variam de 1000 a 1600 m, e uma vegetação que se divide em Campos de Altitude, Campo de Serrado e Matas Ciliares, conta também com inúmeras nascentes que têm grande importância na formação das bacias do São Francisco e do Rio Doce. Tanto que, num esforço adicional de preservação da região foi criada também uma Área de Preservação Ambiental, a APA Morro da Pedreira, com 66.000 ha ao redor do parque, onde as terras continuam sendo de propriedade particular, mas passam a obedecer regras especiais de uso.

O principal acesso ao Parque se dá pelo Distrito de Serra do Cipó, que pertence ao município de Santana do Riacho. A MG010 liga o Distrito diretamente com Belo Horizonte e passa à margem esquerda do parque.

Dentro do parque não é permitida a circulação de veículos automotores, e os caminhos e trilhas no seu interior só podem ser percorridos a pé, de mountainbike ou à cavalo. As estradas que dão acesso ao parque são todas estradas de terra algumas em más condições, que apesar de permitirem o tráfego de veículos normais de passeio, são percorridas com mais facilidade em um veículo 4x4.

A Portaria Principal, que dá entrada para a Sede do Parque, fica a 3 km do asfalto por uma estradinha de terra que começa à direita da MG010 (de quem vem de Belo Horizonte), ao lado da ponte sobre o Rio Cipó, no km 95. Da sede as trilhas se dirigem mais para o sul do parque, e levam a lugares como:

- O Poço Azul, um belo poço formado por uma queda de 6 m, de águas cristalinas, represadas pelas raízes das árvores, e que sob certas condições reflete o azul do céu em suas águas dando a elas um tom azulado. O poço fica a 2 km da sede do parque por uma trilha que segue margeando o Córrego das Gordurinhas, com trechos planos e acidentados. A melhor época para a visita ao poço é de dezembro a maio, quando as chuvas o mantém mais cheio;

Outra trilha do parque leva até o Canyon das Bandeirinhas, passando pelo Capão dos Palmitos:

- O Capão dos Palmitos é um belo conjunto de cachoeiras e corredeiras, que fica a 4 km da sede do parque, por uma antiga estradinha que atravessa áreas de Cerrado, Campos de Altitude, e cruza o Rio das Pedras, em uma caminhada leve;

- Para se chegar às Cachoeiras da Farofa pega-se uma bifurcação à esquerda, um pouco antes do Capão dos Palmitos, num percurso total de 7 km da sede do parque. O caminho exige um certo preparo físico más é muito agradável, atravessando o Rio Mascates e o Rio das Pedras, além de possibilitar a vista de belas paisagens desde o vale do Rio Cipó, a Logoa Comprida, até a Serra das Bandeirinhas. São duas cachoeiras: a primeira delas, a Farofa de Baixo, é de acesso mais fácil, tem 70 m de altura e forma um belo poço com enormes pedras ao redor. Já o acesso à segunda, a Farofa de Cima, é mais difícil, mas a sua beleza e a vista que ela oferece do seu topo compensam o esforço. Bem próximo da Cachoeira da Farofa fica a Cachoeira das Taiobas, uma cachoeira com pequeno volume de água, que forma um belo cenário;

- O Canyon das Bandeirinhas fica bem mais à frente, pelo caminho que passa pelo Capão dos Palmitos. São ao todo 12 km inicialmente pela antiga estradinha que mais a frente se transforma em uma trilha, aumentando gradativamente a dificuldade do caminho, até chegar a entrada do canyon, em um cenário impressionante, formado pelo ribeirão Bandeirinhas, que corre em meio a paredões rochosos por cerca de 5 km. Subindo-se o rio em um canyoning se encontram várias piscinas em meio a grandes paredões.

Na região central do parque se encontram outras cachoeiras, como:

- A Cachoeira das Andorinhas, uma bela cachoeira com duas quedas e boas piscinas naturais, que tem um caminho de acesso que se inicia na MG010, pela estrada das Bandeirinhas, uma estradinha de terra em más condições, que sai a direita do asfalto, cerca de 500m acima da ponte do Rio Cipó, e segue por 5 km até o ponto onde não mais é possível seguir de carro, a aprtir do qual segue-se mais 6 km por uma trilha que atravessa riachos e matas, seguindo um bom tempo pela margem do ribeirão Bocaina, entre pedras e paredões;

- A Cachoeira do Gavião é uma cachoeira de cerca de 30 m de altura que desce entre as rochas até formar uma bela piscina natural, cercada de paredões rochosos. Fica bem próxima a Cachoeira das Andorinhas;

- Bem perto desta duas cachoeiras fica o Vale do Ribeirão Bocaina com um belo canyon, de onde se tem uma ampla vista da Serra do Cipó.

Já mais ao norte do parque ficam:

- A Cachoeira Congonhas, uma cachoeira de 30 m de altura formada por duas quedas com belas piscinas naturais. O caminho que leva até ela se inicia na MG010 por uma estrada de terra e depois continua por uma trilha de 8 km que segue através da serra, em meio à sua bela paisagem composta de campos de altitudes e imponentes afloramentos rochosos;

- O Travessão, é um dos mais belos lugares da Serra do cipó, um canyon impressionante, com grandes penhascos, que divide as bacias do Rio São Francisco e do Rio Doce. A trilha que leva até lá é longa, com cerca de 10 km, e apesar de não apresentar uma grande dificuldade, requer um bom condicionamento.

Para entrar na área do Parque Nacional é preciso obter uma autorização, através do pagamento de uma taxa.
O Parque fica aberto a visitação diariamente das 8:00 as 17:00 hs, e permite um número limitado de visitantes por dia. Possui lanchonete, área de camping e alojamento para pesquisadores, além do aluguel de cavalos. Seu telefone é 31-3718-7228.

Partindo das Capitais abaixo reserve:
Belo Horizonte 1 dia > Belo Horizonte 2 dias > Belo Horizonte 3 dias
Brasília 4 dias
Rio de Janeiro 4 dias
São Paulo 4 dias
Vitória 4 dias

 

   Outros Eventos
Data Evento Modalidade
Não existem outros eventos para esta cidade

   Outras Atrações
Atração Modalidade
Morro da Pedreira, Pico do Breu, Serra Morena e mais Cachoeiras 4x4
Cavalgada
Escalada
Moto
Mountainbike
Rafting/Canoagem
Rapel
Trekking


- De Belo Horizonte seguir pela MG424 até São José da Lapa, pegando então a MG010, que passa por Vespasiano, Lagoa Santa e, mais a frente, por Almeida, até chegar ao Distrito Serra do Cipó (identificado em muitos mapas pelo nome antigo de Cardeal Mota), num percurso total de 100 km,sempre em estrada asfaltada. Já para se ir direto à sede do Município de Santana do Riacho deve-se sair da MG010 à esquerda, 2 km antes de Almeida, seguindo nesta estrada por 2 km até uma entrada a direita em uma estrada de terra; dali são 19 km até pegar a estrada à direta que vai até Santana do Riacho, total de 106 km, 33 deles em estrada de terra. Da sede do município até o Distrito Serra do Cipó são 33 km em estrada de terra.

- De Brasília seguir rumo a Belo Horizonte pela BR050 e depois pela BR040 até a entrada para Sete Lagoas, já em Minas Gerais; entrar em Sete Lagos e de lá seguir pela MG238 rumo a Jequitibá, para 3 km antes dela, entrar a direita na estrada que vai até a MG010, passando por São Vicente e Amanda; ao chegar na MG010 pegá-la à esquerda passando logo em seguida por Almeida e seguindo até o Distrito Serra do Cipó(identificado em muitos mapas pelo nome antigo de Cardeal Mota), total 780 km.

- Do Rio de Janeiro seguir Pela BR040 (Rodovia JK) até Belo Horizonte; pouco antes da capital mineira, entrar a esquerda na estrada que contorna a cidade, seguindo até a saída para São Leopoldo/São José da Lapa, à esquerda pela MG424; seguir pela MG424 até São José da Lapa, pegando então a MG010, que passa por Vespasiano, Lagoa Santa e, mais à frente, por Almeida, até chegar ao Distrito Serra do Cipó (identificado em muitos mapas pelo nome antigo de Cardeal Mota), num percurso total de 550 km,sempre em estrada asfaltada. Já para se ir direto à sede do Município de Santana do Riacho deve-se sair da MG010 à esquerda, 2 km antes de Almeida, seguindo nesta estrada por 2 km até uma entrada a direita em uma estrada de terra; dali são 19 km até pegar a estrada à direta que vai até Santana do Riacho, total de 555 km, 33 deles em estrada de terra. Da sede do município até o Distrito Serra do Cipó são 33 km em estrada de terra.

- De São Paulo seguir pela Fernão dias (BR381) até Belo Horizonte; pouco antes da capital mineira, entrar a esquerda na estrada que contorna a cidade, seguindo até a saída para São Leopoldo/São José da Lapa, à esquerda pela MG424; seguir pela MG424 até São José da Lapa, pegando então a MG010, que passa por Vespasiano, Lagoa Santa e, mais à frente, por Almeida, até chegar ao Distrito Serra do Cipó (identificado em muitos mapas pelo nome antigo de Cardeal Mota), num percurso total de 685 km,sempre em estrada asfaltada. Já para se ir direto à sede do Município de Santana do Riacho deve-se sair da MG010 à esquerda, 2 km antes de Almeida, seguindo nesta estrada por 2 km até uma entrada a direita em uma estrada de terra; dali são 19 km até pegar a estrada à direta que vai até Santana do Riacho, total de 690 km, 33 deles em estrada de terra. Da sede do município até o Distrito Serra do Cipó são 33 km em estrada de terra.

- De Vitória seguir para Belo Horizonte pela BR262 e depois pela BR381; na entrada da capital mineira entrar a direita para São Leopoldo/São José da Lapa, pela MG424; seguir pela MG424 até São José da Lapa, pegando então a MG010, que passa por Vespasiano, Lagoa Santa e, mais a frente, por Almeida, até chegar ao Distrito Serra do Cipó (identificado em muitos mapas pelo nome antigo de Cardeal Mota), num percurso total de 620 km,sempre em estrada asfaltada. Já para se ir direto à sede do Município de Santana do Riacho deve-se sair da MG010 à esquerda, 2 km antes de Almeida, seguindo nesta estrada por 2 km até uma entrada a direita em uma estrada de terra; dali são 19 km até pegar a estrada à direta que vai até Santana do Riacho, total de 625 km, 33 deles em estrada de terra. Da sede do município até o Distrito Serra do Cipó são 33 km em estrada de terra.
 

Hospedagem
Veja em www.descubraminas.com.br > Hospedagem > Santana do Riacho


Serviços de Apoio

-Central Ecoturismo > 31-3718-7174
-Cipó Aventuras > 31-3718-7014
-Cipoeiro Expedições > 31-9179-5308
-Gaia Cia de Aventura Ecológica > 31-3718-7033
-Trekker Ecoaventuras > 31-3547-4330
-Buiú (Guia) > 31-9603-2738
-Daisy Silva Carvalho (Guia) > 31-9653-7859
-Neuma de Moura Horta (Guia) > 31-9136-7696

   
Para Retornar aos resultados, clique no Botão Back (voltar) do seu navegador.